Pesquisar
Close this search box.

RETROSPECTIVA 2023: AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA EQUIPE CBTE

Facebook
WhatsApp
Email

Os atletas que representam a CBTE participaram em 2023 das principais competições internacionais organizadas pela Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF), pela Confederação Americana de Tiro (CAT) e pela Confederação Sul-Americana de Tiro (CST), sempre com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A seguir, alguns destaques da temporada.

No mês de abril, o Brasil marcou presença na Copa Sudamericana de Rifle e Pistola de Lima, no Peru, disputada no Polígono José Abelardo Quiñones Las Palmas. Os brasileiros conquistaram oito medalhas: quatro de ouro, três de prata e uma de bronze. Os destaques foram Cibele Breide (duas de ouro e uma de prata), Geovana Meyer (duas de ouro), Philipe Chateaubrian (uma de ouro), Felipe Wu (duas de prata) e Paula Sayuri (uma de prata e uma de bronze)

O Time CBTE de TRAP Nacional disputou no mês de agosto a 124º Grand American World Trapshooting, em Sparta, nos Estados Unidos. Depois de 11 dias de competição no World Shooting & Recreation Complex, a equipe formada por Aline Couto, Ary Denti, Lair de Marchi, Luciana Denti, Matheus Bortolozzo e Roberto Bortolozzo, tendo como chefe de equipe Fernando Zorzete, conquistou seis troféus e cravou sete escores perfeitos.

No 53º ISSF World Championship de Baku, no Azerbaijão, Hussein Daruich e Jaison Santin ficaram entre os melhores do mundo na Fossa Olímpica Masculino. A competição teve elevado nível técnico e apenas três pontos separaram o primeiro colocado (124pts) do 30º (121pts). Hussein foi o 19º, enquanto Jaison o 24º, ambos marcaram 121/125pts. A prova teve a participação de 136 atletas de 61 países. Com um total de 117 pontos em 125 possíveis e o Índice Mundo, Georgia Furquim finalizou em 26º no Skeet Feminino. A prova teve a participação de 71 atletas.

Já no mês de setembro, a CBTE organizou no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE) quatro competições internacionais. a Copa Sudamericana Rio de Janeiro de Rifle e Pistola, a Copa Sudamericana Rio de Janeiro de Fossa Olímpica e Skeet, o Grand Prix Marcos Olsen de Tiro ao Prato e a ISSF World Cup Rio de Janeiro de Carabina e Pistola. O Brasil terminou em primeiro lugar as duas Copas e o GP com um total de 34 medalhas sendo 11 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze.

Pelo segundo ano consecutivo e durante oito dias, a ISSF World Cup Rio de Janeiro Rifle / Pistol reuniu alguns dos melhores atletas do planeta, inclusive medalhistas olímpicos, campeões mundiais e classificados para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Ao todo foram 323 atletas representando 43 países de três continentes: América, Ásia e Europa. O sucesso da competição foi alcançado graças ao planejamento e ao profissionalismo do Comitê Organizador, que cuidou de cada detalhe, desde o desembaraço das armas na chegada e saída dos atletas, passando pelas áreas de transporte, alimentação e hospedagem.

O presidente da CBTE, Jodson Edington, afirmou que a realização da Copa do Mundo só foi possível graças ao apoio e a confiança de órgãos e entidades federais e patrocinadores.

“A parceria com o Ministério do Esporte, somado ao apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro, da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e da Via Connect Viagens e Turismo comprovam a confiança que todos têm na CBTE e no nosso trabalho”.

A medalha de bronze de Felipe Wu na Pistola de Ar 10m Masculino foi o melhor resultado do tiro esportivo brasileiro nos XIX Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Nas 19 edições do Pan, desde a primeira em Buenos Aires 1951, na Argentina, o Brasil conquistou um total de 53 medalhas: seis de ouro, 14 de prata e 33 de bronze.

A Equipe Brasileira CBTE encerrou sua temporada internacional na IX Copa Sudamericana de Buenos Aires, na Argentina. Com uma equipe formada por atletas de Carabina e Pistola, o Brasil somou dez medalhas: duas de ouro, seis de prata e duas de bronze. As duas primeiras colocações foram com Felipe Wu na Pistola de Ar 10m Masculino; e Emerson Duarte, Felipe Wu e Vladimir da Silveira na Pistola de Tiro Rápido 25m Masculino por Equipe.

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.