Equilíbrio, emoção e disputa ponto a ponto! Ficou para a 5ª Etapa e a Etapa Final a definição dos campeões da temporada 2023 do Campeonato Brasileiro de Carabina Field Target. Disputada durante dois dias no Clube de Caça e Pesca Santo Huberto na cidade gaúcha de Garibaldi, a competição que encerrou a temporada 2023 teve todos os ingredientes para testar as habilidades e resistência dos atletas: sol, calor, chuva, tempo nublado. E independente do resultado final, os competidores foram os verdadeiros campeões.
“No primeiro dia, apesar da prova ser num bosque de pinheiros, o calor estava muito forte e a recomendação da organização para os atletas foi de muita hidratação. Já no domingo, a prova começou com o dia nublado, bem abafado e expectativa real de chuva. E foi o que aconteceu logo após o apito para início da prova na parte da tarde. A chuva foi forte na primeira hora e mesmo assim os atletas não desanimaram”, explica Marco Antonio Gonçalves, diretor de Field Target da CBTE. “Vale destacar a presença de dois atletas uruguaios retribuindo a participação de oito atletas brasileiros na prova de novembro no Uruguai, que conta com uma das melhores equipes do mundo no Field. Fechamos a temporada com um excelente nível técnico e a expectativa para o próximo ano é a melhor possível”, completa o dirigente.
Depois de sete etapas, incluindo um Regional e a Final, a bicampeã mundial Luciane Silveira foi a campeã da categoria 16J Springer – Principal. Em segundo lugar ficou Diemes Rodrigues e em terceiro Orlando Carissimi Júnior. Na 16J PCP – Principal, o título da temporada foi para Adolfo Collo, seguido de Bruno Meirelles e Eder Menezes. E na 40J Open – Principal, o campeão foi Rafael Battistin, com Jefferson Simbalista na segunda colocação e Eduardo Correa na terceira.
A temporada 2023 foi a mais disputada e equilibrada dos últimos anos
Calendário 2024 e Mundial
Segundo Marco Antonio Gonçalves o calendário 2024 está todo planejado e na primeira quinzena de janeiro serão definidas as datas.
“A prova de abertura está marcada para a capital Florianópolis. Vamos ter mais duas etapas em Santa Catarina, uma em Caxias do Sul e a Etapa Final vai acontecer na cidade catarinense de Mafra. Já o Regional será em Veranópolis, no Rio Grande do Sul, mas em dois clubes diferentes: um no sábado e o outro no domingo. Mas por serem próximos, não haverá necessidade de troca de hotel. No início do ano vamos conversar para a realização de provas em outras cidades como Brasília e São Paulo. Queremos a participação de clubes de outros estados como sede das etapas do Brasileiro”, explica.
Marco Antonio Gonçalves lembra que o Campeonato Mundial de 2026 ou 2027 será realizado pela primeira vez no Brasil. E a preparação já começou com o Curso de Arbitragem para oito novos árbitros.