Um dos momentos de destaque da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato, disputado no CMTE, no Rio de Janeiro, foi a premiação da Copa CBTE de Carabina Mira Aberta 10m. Numa iniciativa da diretoria de Provas Nacionais, os troféus para os três primeiros colocados receberam os nomes das patronas, ex-atletas e ícones do tiro esportivo nacional: Angelamaria Rosa Lachtermacher (o de campeão), Tania Mara Pilhalarme Giansante (vice-campeão) e Victória Pacheco Machado (terceiro lugar).
“É uma singela homenagem a quem tanto contribui com o tiro esportivo e a CBTE. Parafraseando o filósofo e cantor Nelson Gonçalves, se quiser homenagear alguém, faça-o agora! E para elas toda homenagem é pouco. Para definir a patrona de cada troféu tive que buscar um critério. Importância para o tiro? Impossível diferenciar. Número de participações internacionais ou medalhas? Ficaria muito tempo contabilizando. Então usei o critério mais simples: Bib Number, que é o mesmo critério de desempate no Campeonato Brasileiro”, explica Walter de Almeida, o Lobão, diretor de Provas Nacionais. “O Bib Number da Angela é o 00031, o da Tania, o 00059 e o da Vicky, o 1074”, completou o dirigente.
As patronas Angela, Tania e Vicky
Uma das homenageadas, Victoria Machado, destacou o amor ao tiro esportivo e a vontade de sempre melhorar em tudo que faz.
“Nós, atletas, que vivenciamos a modalidade passamos pelo tempo sem dar conta dos anos acumulados em busca da superação. Difícil expressar quando repentinamente nossa alma é tocada e surpreendida por emoções. Ser reconhecida em vida é melhor do que depois da morte. Agradeço o carinho de todos os envolvidos. Meus cumprimentos e reconhecimento pela dedicação, esforço e respeito aos princípios éticos universais nas disputas esportivas a todos os atletas que participaram da final do Brasileiro 2023”.
A prova contou com a presença de mais de 150 atletas na fase de classificação, sem distinção de categoria ou classe. Os 16 primeiros classificados até o dia anterior na Etapa Final, disputaram a fase final e os três primeiros foram: o campeão Francisco Eudes (Paraíba), o vice-campeão Vinícius Alberto (Bahia) e o terceiro colocado Henderson Vieira (Sergipe).