Com 100% de aproveitamento, 75/75 pontos, o brasileiro Hussein Daruich liderou no geral o primeiro dia de disputa da Copa Sudamericana Rio de Janeiro de Fossa Olímpica e o Grand Prix Marcos Olsen de Tiro ao Prato. Em segundo lugar está o chileno Claúdio Vergara (72/75pts), seguido do argentino Joaquim Cisneros, em terceiro (71/75pts). Os brasileiros Emanuel Munaretto (71/75pts) e Jaison Santin (70/75pts) ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente.
Na Fossa Olímpica Feminino – Dama, a brasileira Camilla Cosmoski é a primeira colocada com 67/75 pontos, seguida das chilenas Alessia de Barbieri (67/75pts) e Pamela Salman (63/75pts). As brasileiras Thaise Christoni (62/75pts) e Daiana Camaz (58/75pts) aparecem em quarto e quinto lugares, respectivamente.
Nesta sexta-feira, a partir das 9h de Brasília, serão realizadas as últimas duas séries da fase classificatória (50 pratos) e a fase final, que irá definir os vencedores. A competição está sendo disputada no Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), em Deodoro, por atletas da Argentina, Brasil, Chile e Equador
A partir de sábado tem início a Copa Sudamericana e o GP Marcos Olsen de Skeet, com os treinos oficiais. De acordo com a programação, no domingo estão programadas as três primeiras séries (75 pratos) e na segunda-feira mais duas séries (50 pratos) e a fase final.
A Copa Sudamericana de Fossa Olímpica e Skeet e o Grand Prix Marcos Olsen de Tiro ao Prato 2023 tem a organização da CBTE em parceria com o Ministério do Esporte e o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro, da Confederação Sudamericana de Tiro (CST) e da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).