A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Carabina Field Target foi disputada no último fim de semana na cidade catarinense de Mafra. O destaque foi a bicampeã mundial Luciana Silveira, vencedora da categoria 16 J Springer – Principal. Numa disputa acirrada, Luciana superou por apenas um ponto (43 a 42) Orlando Carissimi Júnior, o segundo colocado. Na terceira posição ficou Adolfo de Collo (37pts), marido de Luciana, seguido de Alex Van Margraf (36pts).
Bicampeã mundial na categoria Springer Lady (2019 e 2022), Luciana Silveira voltou a competir após quase oito meses. Depois de disputar a última etapa do Campeonato Brasileiro em novembro do ano passado, a catarinense teve que dar uma parada por conta da gravidez. Agora seu filho está com quatro meses e também fez parte da torcida para a mamãe Luciana na competição.
“Fiquei muito feliz com a minha vitória, mas foi um resultado totalmente inesperado. Não tinha pretensão nenhuma e isso por um lado me deixou tranquila. Por isso, fiz uma prova totalmente tranquila porque não estava cobrando nada de mim. Isso fluiu de uma forma muito boa. Comecei acertando os alvos e isso me animou porque estava com um certo medo. Você sabe que o tiro é muito de prática e eu sigo sempre o mesmo ritual cada vez que vou atirar. Faço sempre as mesmas coisas e da mesma forma para não esquecer de nenhum detalhe”, explica.
Mas quando faltavam dez alvos para o fim da prova aconteceu uma situação inesperada e quase Luciana perdeu a prova.
“De repente vieram me falar que meu filho não parava de chorar e estava com fome. Aquilo me deixou nervosa e errei dois alvos seguidos. Se não tivesse errado, poderia ter batido meu recorde de pontuação nas provas oficiais. Mas acabei igualando minha melhor marca. De qualquer forma, consegui me concentrar nos últimos alvos, terminei em primeiro lugar e com uma boa pontuação“, conta Luciana, que citou como maior dificuldade na prova atirar na posição de joelho por exigir muito treino.
A categoria 16J POCP – Principal também foi marcada pelo equilíbrio e apenas cinco pontos separaram os cinco primeiros colocados. O ganhador foi Fernando Marchesini, com 46 pontos, dois pontos a mais do que o Adolfo Collor, que ficou em segundo. Na terceira colocação ficou Bruno Meirelles (43pts), seguido de Eder de Menezes (41pts) e Jefferson Simbalista (41pts), que terminou em primeiro lugar na 40J Open – Principal, com 42 pontos.
Foto: @katiafabianefotografia