O Centro Militar de Tiro Esportivo (CMTE), no Rio de Janeiro, será a capital mundial do tiro esportivo no mês de setembro. Em parceria com o Ministério do Esporte e o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro e da ISSF, a CBTE irá organizar quatro importantes competições internacionais. A Copa Sudamericana de Carabina e Pistola, de 7 a 11; a Copa Sudamericana de Fossa Olímpica e Skeet e o Grand Prix Marcos Olsen de Tiro ao Prato, de 12 a 19, e a ISSF World Cup Rifle / Pistol, também de 12 a 19.
“A realização desses quatro eventos no Brasil demonstra a seriedade, o respeito e a confiança que o Ministério do Esporte, COB, Exército e ISSF têm na CBTE. Vale ressaltar que essas instituições também referendam a Confederação. Além disso, comprova o nível técnico do tiro esportivo e olímpico em nosso país e a credibilidade da CBTE nacional e internacionalmente”, explica Jodson Edington, presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.
O dirigente destaca ainda outros pontos positivos que as três competições trazem para a América do Sul.
“Será muito importante para os atletas adquirirem mais experiência com esse intercâmbio, já que muitos não teriam condições de sair do país, mas vão ter a oportunidade de competir em casa ao lado dos melhores atletas do mundo. Outro ponto positivo é que será um aprendizado não só para os atletas brasileiros e sul-americanos como também para os dirigentes, árbitros, técnicos e o staff em geral. Com certeza, será uma grande contribuição para o desenvolvimento da modalidade na América do Sul”, avalia Jodson, que também é o presidente da Confederación Sudamericana de Tiro (CST).
Desde que assumiu a presidência da CST em novembro do ano passado, Jodson e a nova diretoria da entidade buscam meios para o crescimento do tiro esportivo sul-americano.
“Da mesma forma que fizemos em Lima, no Peru, a realização da Copa Sudamericana no Brasil antes da Copa do Mundo foi uma ideia da Comissão da Confederação Sul-Americana. Dessa forma, estamos dando continuidade ao trabalho de desenvolvimento do tiro esportivo na América do Sul e a criação do Ranking Sul-Americano de Rifle e Pistola”.
Jodson lembra ainda que em abril de 2024 a CBTE irá realizar pelo quarto ano consecutivo a ISSF World Cup Rio de Janeiro Rifle / Pistol. A competição será a última seletiva mundial para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
A Copa Sudamericana, o GP Marcos Olsen de Tiro ao Prato – Fossa e Skeet e a ISSF World Cup Rifle / Pistol Rio de Janeiro têm a organização da CBTE em parceria com o Ministério do Esporte e com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Exército Brasileiro, da ISSF e da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC).