Pesquisar
Close this search box.

FEDERAÇÃO DO MARANHÃO É A CAMPEÃ DO 51º NORTE-NORDESTE DE CAR/PST/RF

Facebook
WhatsApp
Email

Depois de cinco dias de competição e muito equilíbrio nas provas disputadas, a Federação Maranhense de Tiro Esportivo conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de campeão do Torneio Norte-Nordeste de Tiro Esportivo. A segunda colocação ficou com a Federação Cearense seguida da Federação de Tiro do Piauí, em terceiro. A 51ª edição foi realizada nos estandes do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, em São Luís (MA), teve mais de 2.400 inscrições e a participação de atletas de 15 estados.

“A competição desse ano foi uma grata surpresa em relação ao excelente número de atletas e de inscrições (2.416) que superaram os números de 2022, já que tivemos um crescimento de mais de 60%. Mas com nossa experiência e know-how de outros eventos, montamos uma estrutura que atendeu plenamente a todos os presentes. O importante é que todos os atletas participaram do campeonato”, explicou Wissam Elias Maalouf, presidente da Federação Maranhense de Tiro Esportivo.

O 51º Torneio NNE foi válido para a 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® de Carabina e Pistola e contou com a participação de diversos clubes integrantes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

“Tecnicamente a competição foi de alto nível, com provas equilibradas, muito disputadas levando a altos resultados e como consequência tivemos batidos três recordes brasileiros. Muito importante a presença do presidente da CBTE, Jodson Edington, dos diretores da Confederação James Lowry e Walter José Almeida, dos presidentes das Federações de Tiro Esportivo do Amazonas, Ceará, Sergipe e Alagoas, além de presidentes de clubes e de parte da equipe brasileira classificada para o Pan de Santiago no mês de outubro”.

A parceria e o apoio da CBTE foram um diferencial para a realização do Torneio Norte-Nordeste, assim como, a organização, os preparativos e a condução das competições sob a coordenação da equipe da Federação Maranhense de Tiro Esportivo que, ao se superar, conseguiu entregar um dos melhores eventos dos últimos tempos.

“Paralelo ao Campeonato, a FMTE organizou o Workshop de Tiro Olímpico com três atletas renomados da disciplina de Pistola (Julio Almeida, Philipe Chateaubrian e Vladimir da Silveira), promoveu a Cerimônia de Premiação e o jantar de confraternização com a inclusão da festa do Bumba meu Boi. Tivemos ainda a Cerimônia de Abertura com a presença da banda do Exército. Todos esses eventos fazem parte de um plano da CBTE que visa resgatar o valor e o simbolismo que as cerimônias representam. Tudo faz parte da padronização dos eventos regionais que está sendo desenvolvido pela CBTE visando uma melhor estrutura organizacional das competições”, disse o dirigente, que também é Diretor de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE

O presidente da Federação Maranhense também destaca a cobertura da mídia que resultou na veiculação de inúmeras matérias regionais, o que contribui para a divulgação do tiro esportivo. Outro fator determinante para o sucesso do evento está relacionado aos profissionais envolvidos na competição.

“E aí vale um agradecimento especial para a equipe de arbitragem formada por oito árbitros do Maranhão e nove de outros estados, que foi coesa e incansável. É importante lembrar que ainda não temos alvos eletrônicos. Dessa forma, os alvos saem do papel para as súmulas e, por último, os resultados são lançados no sistema. Contamos também com o apoio de um armeiro e de dez militares. E o meu muito obrigado ao apoio do Exército Brasileiro em nome do Comandante do 24º BIS, o Coronel Peixoto, pela disponibilidade e estrutura do Batalhão”, finaliza Wissam.

O 51º Torneio Norte-Nordeste contou com representantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A organização foi da FMTE e da CBTE, com apoio do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, de São Luís.

Classificação final por Federação
1º- Maranhão; 2º- Ceará; 3º- Piauí; 4º- Alagoas; 5º- Santa Catarina; 6º Rio de Janeiro, 7º Bahia, 8º Sergipe e Paraíba; 9º- Amazonas; 10º- Pernambuco; 11º- Pará.

O Campeonato Brasileiro Interclubes CBI® é uma realização da CBTE em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Confira os resultados do 51º Norte-Nordeste 2023

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.