A partir desse ano, a CBTE passou a utilizar pontuação com decimal nas provas das modalidades Carabina de Ar e Carabina 50m Deitado, conforme divulgado no Regulamento Geral 2023 CBTE.
Para a correta contagem da pontuação neste novo formato, que segue uma prática realizada em nível mundial, a Confederação precisaria disponibilizar máquinas de leitura de alvos no modelo das DISAG ou similares, algo de difícil realização pela indisponibilidade e/ou custo de tais equipamentos no mercado nacional.
Para solucionar este problema, foi decidido pela Diretoria de Carabina e Pistola da CBTE que a utilização de um aplicativo solucionaria esta questão. Após pesquisas, consultas e testes, o aplicativo TARGET SCAN foi o escolhido para atender esta demanda e possibilitar aos clubes apurar os alvos destas modalidades, conforme o novo Regulamento Geral 2023.
A Diretoria de Arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, por meio de sua assessoria e em apoio a esta demanda, disponibilizou uma cartilha que tem como objetivo demonstrar um passo a passo de comandos básicos e sugestões de uso do aplicativo Target Scan para auxílio da aferição em pontuação decimal de alvos em papel, das modalidades ISSF de Carabina de Ar e Carabina 50m Deitado.
Um agradecimento especial ao presidente da Federação de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro, Alexandre Albuquerque, que colaborou nos testes do aplicativo e ao Marcus Vinicius Correa, do Sorriso Clube de Tiro (MT), que ajudou na elaboração da cartilha.
O aplicativo é recomendado para os locais onde não existem alvos eletrônicos e nem scanners leitores de alvos de papel, e está disponível nas plataformas Android e IOS Apple.