Estão publicados o Regulamento Geral de Car/Pst/RF 2021 que abrangem as disciplinas de Carabina e Pistola ISSF, Provas Paralímpicas, Provas Nacionais e de Rifle Internacional, além dos regulamentos específicos das disciplinas de Provas Nacionais: Carabina Mira Aberta de Ar 10m, 25m e 50m e Duelo 20 Segundos e a nova versão para os 10m.
No Regulamento Geral estão definidos os parâmetros para definição dos campeões individuais e por equipe no Campeonato Brasileiro Individual, por federações e por clubes. Este último com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e que abrangerá as Etapas Regionais no segundo semestre e a Etapa Final, no Rio de Janeiro.
Algumas novidades nas Provas Nacionais, onde o número de “X” em cada prova passa a ser apurado e lançado no sistema, como já vinha sendo feito nas provas de Rifle Internacional. Estes lançamentos não comporão o resultado final do atleta, servindo para o desempate e para o registro de novos recordes.
As disciplinas de Duelo 20 Segundos Light e a Carabina Mira Aberta de Ar foram descontinuadas e substituídas pelo Duelo 20 Segundos 10m, que agora passa a utilizar o alvo de Pistola de Precisão ao invés do de Tiro Rápido com obréia branca ao centro, tornando a prova mais difícil e competitiva, e pela Carabina Mira Aberta 10m onde o centro olímpico, círculo mais central ao alvo, incluso dentro do 10, passa a valer 12 pontos, permitindo agora um máximo de 360 pontos a serem alcançados.
Para adequar ao crescimento e aumento dos níveis de pontuações obtidos pelos atletas nas Provas Nacionais, a Diretoria Técnica optou por rever as faixas das classes que dividem os atletas da categoria sênior na maioria de suas disciplinas. Igual movimento será percebido nas disciplinas de Rifle Internacional que também tiveram adaptações em suas classes. Os atletas que participaram em 2020 dos eventos da CBTE receberão uma nova classificação baseada nestes novos parâmetros.
Também receberam atualizações os regulamentos de Duelo 20 Segundos, Carabina Mira Aberta 25m e Carabina Mira Aberta 50m, com uma série de ajustes, em sua maioria para melhor definir itens que não estavam explícitos nas versões anteriores. Junto a eles está sendo lançado o Regulamento Dimensional de Carabinas que define todas as medidas permitidas para ajustes e mudanças efetuadas nestes equipamentos, tendo validade para todas as disciplinas de Mira Aberta de 10 a 50m.
Clique nos links abaixo para ter acesso aos regulamentos: