Sétimo lugar no Pan do Rio, o brasileiro Roberto Schmits se redimiu nesta sexta-feira, ao conquistar o ouro da prova de trap do Campeonato Sul-Americano de Tiro Esportivo.
Ele errou apenas dois dos 25 tiros da final, somou 141 pontos e garantiu o primeiro lugar. O também brasileiro Guilherme Maurina ficou em segundo lugar (135) e o argentino Juan Dasque, em terceiro (134).
No Rio-2007, Roberto ficou fora da final do trap por errar apenas um prato a mais do que o sexto colocado. Para quem sonhava com uma medalha, o resultado ruim foi um trauma.
“Depois dos Jogos Pan-americanos, tive uma baixa no desempenho. Quando cheguei ao Deodoro para o Sul-Americano, passou um filme na minha cabeça e cheguei a pensar que não conseguiria treinar. Na hora da prova, tive que dobrar a concentração. Foi uma vitória para lavar a alma”, comemorou Schmits.
Além de vencer a prova, Roberto deixou para trás o argentino Juan Dasque, primeiro colocado no Rio-2007 e classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Mas a medalha de ouro do triunfo no Sul-americano não ficará de recordação. “Estava sem arma para competir e meu amigo Dante Carraro me emprestou uma. Vou dar a medalha de presente para ele”, garantiu o campeão.