COB CELEBRA MELHORES ATLETAS DE 2022 NO PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

Facebook
WhatsApp
Email

Está tudo pronto para a noite de gala do esporte brasileiro. Nesta quinta-feira (dia 2), a partir das 20h, serão conhecidos os Melhores Atletas de 2022, o(a) Atleta da Torcida e a vencedora do Prêmio Inspire, durante a 23ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Ana Marcela Cunha (águas abertas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística) no feminino, e Alison dos Santos (atletismo), Filipe Toledo (surfe) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) no masculino concorrem ao prêmio de Melhor Atleta do Ano. O Canal Olímpico do Brasil transmitirá todo o PBO, desde a chegada dos premiados à Cidade das Artes, a partir das 19h.

“Será uma cerimônia à altura do desempenho do esporte olímpico brasileiro em 2022: excelente. No ano passado, estivemos no pódio em campeonatos mundiais ou equivalentes em 23 oportunidades, além de liderar o quadro de medalhas dos Jogos Sul-americanos e Jogos Sul-americanos da Juventude e ter uma evolução no desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. Temos muitos motivos para celebrar grandes feitos de nossos atletas, treinadores e de todos que ajudaram a elevar o nome do nosso país”, disse o Presidente do COB, Paulo Wanderley.

A votação para os prêmios Atleta da Torcida e Inspire pode ser feita no site https://pbo.cob.org.br e fica aberta até momentos antes do final da cerimônia de gala do esporte brasileiro. Estão na disputa popular: Alison dos Santos (atletismo), Ana Marcela Cunha (águas abertas), Arthur Nory (ginástica artística), Hugo Calderano (tênis de mesa), Marcus D´Almeida (tiro com arco), Rafaela Silva (judô), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística).

Já o Prêmio Inspire, oferecido pela Riachuelo, foi criado para homenagear a atleta mais inspiradora do ano. Nesta categoria, exclusiva para mulheres, disputam o troféu as seguintes representantes do esporte feminino: Ana Marcela Cunha, Bia Haddad Maia (tênis), Mayra Aguiar (judô), Rafaela Silva e Rebeca Andrade.

Haverá ainda outras premiações já definidas e que serão entregues durante a cerimônia de gala do esporte brasileiro. José Roberto Guimarães, comandante da seleção feminina de vôlei, finalista do Mundial e da Liga das Nações, e Felipe Siqueira, mentor de Alison dos Santos, o Piu, campeão mundial e da Diamond League, foram escolhidos os melhores treinadores do ano de 2022. Também serão premiados os melhores atletas em cada uma das 55 modalidades olímpicas e sul-americanas.

Daiane dos Santos, primeira campeã mundial da ginástica artística brasileira, ouro no solo em Anaheim 2003, receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, destinado a atletas e ex-atletas que representem os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo. Os destaques dos Jogos da Juventude, disputados em Aracaju, foram a judoca Bianca Reis e o ginasta José Olímpio.

Também haverá uma homenagem a grandes nomes do esporte brasileiro que nos deixaram no ano passado. O Prêmio também relembrará as participações dos atletas brasileiros nas Missões de 2022: Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim; Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário (Argentina); e Jogos Sul-americanos, em Assunção. E uma atração especial encerrará a premiação com muita música.

Conheça os vencedores em cada modalidade do Prêmio Brasil Olímpico 2022:

Águas Abertas – Ana Marcela Cunha
Atletismo – Alison dos Santos
Badminton – Ygor Coelho
Basquete 3×3 – Vitória Marcelino
Basquete 5×5 – Bruno Caboclo
Boliche – Stephanie Migliore Dubbio Martins e Roberta Camargo Rodrigues
Boxe – Beatriz Ferreira
Breaking – Luan dos Santos
Canoagem Slalom – Ana Sátila Vargas
Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX Freestyle – Gustavo de Oliveira
Ciclismo BMX Racing – Paola Reis Santos
Ciclismo Estrada – Ana Vitoria Magalhaes
Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini
Ciclismo Pista – Alice de Melo
Desportos na Neve – Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo – Nicole Silveira
Escalada Esportiva – Anja Köhler
Esgrima – Nathalie Moellhausen
Esqui Aquático – Felipe Simioni Neves
Futebol – Richarlison
Ginástica Artística – Rebeca Andrade
Ginástica de Trampolim – Alice Hellem Gomes
Ginástica Rítmica – Geovanna Santos da Silva
Golfe – Frederico Biondi Figueiredo
Handebol – Bruna Aparecida de Paula
Hipismo Adestramento – João Victor Oliva
Hipismo CCE – Carlos Eduardo Ramadam
Hipismo Saltos – Marlon Zanotelli
Hóquei sobre Grama – Arthur de Azevedo
Judô – Mayra Aguiar
Karatê – Douglas Brose
Levantamento de Peso – Laura Amaro
Natação – Guilherme Costa
Nado Artístico – Laura Miccuci
Patinação Artística – Bianca Corteze Ameixeiro
Patinação Velocidade – Guilherme Abel Rocha
Pentatlo Moderno – Isabela de Abreu
Polo Aquático – Letícia Belorio
Remo – Beatriz Cardoso
Rugby – Luiza Campos
Saltos Ornamentais – Ingrid de Oliveira
Skate – Rayssa Leal
Squash – Laura Souza Bezerra da Silva
Surfe – Filipe Toledo
Taekwondo – Milena Titoneli
Tênis – Beatriz Haddad
Tênis de Mesa – Hugo Calderano
Tiro com Arco – Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo – Geovana Meyer
Triatlo – Luisa Duarte
Vela – Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia – Duda Lisboa – Ana Patricia
Voleibol – Gabriela Guimarães
Wrestling – Laís Nunes

Fonte: Assessoria de Imprensa do COB
Foto: Jonne Roriz/COB

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.