Pesquisar
Close this search box.

15 DE JUNHO: SEU SALLES COMPLETA 95 ANOS

Facebook
WhatsApp
Email

O mineiro Edmar Vianna de Salles ou simplesmente Seu Salles como é carinhosamente chamado, completa 95 anos neste 15 de junho. Filiado número dois da Confederação, começou no tiro esportivo em 6 de outubro de 1946 na prova de Carabina para Calouros. Quatro anos depois disputou seu primeiro Brasileiro no estande do Fluminense, no Rio de Janeiro. Nesses quase 77 anos de carreira, Seu Salles soma dois títulos mundiais (1954 e 1974), duas medalhas de bronze em quatro Jogos Pan-Americanos, dois bronzes em três Sul-Americanos, 11 títulos brasileiros (Sênior, Master e Veteranos) e 30 mineiros. Defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968, e na primeira edição dos Jogos Luso Brasileiros de Lisboa, em 1960.

“Comecei no esporte na natação do Minas Tênis Clube, mas antes de 1940 meu pai me ensinou a atirar com carabina de chumbinho. Foi amor à primeira vista. No Brasileiro de 1950 fui considerado a promessa do tiro e, desde então, estou sempre presente na competição. Nos últimos anos passei a disputar a prova de Carabina Deitado Masculino”, recorda Seu Salles, que mora em Belo Horizonte.

Um dos momentos marcantes da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola, Rifle e Tiro ao Prato de 2022, no Rio, foi a participação de Seu Salles na prova Carabina Deitado Veterano Masculino. Na época, com 94 anos e mesmo estando com problema degenerativo na macula do olho direito, fez questão de marcar presença na competição.

“Foram 72 campeonatos com o do ano passado, o primeiro em 1950, e consegui fazer essa trajetória. Me sinto honrado por servir de inspiração para várias gerações. Esse esporte está dentro da minha alma, tantos amigos, vou amar isso para o resto da minha vida”, disse, emocionado.

Incentivado pelo pai, que também foi atleta de tiro esportivo de arma curta, Seu Salles faz questão de afirmar que o tiro é uma coisa deliciosa, motivante, uma paixão e uma briga constante para melhorar sempre.

“O tiro é um esporte diferente, cada dia que a gente vai para o estande tem uma novidade, tem um impulso que joga para frente. Enquanto tiver força vou continuar atirando e quero estar presente na final do Campeonato Brasileiro no mês de novembro, no Rio. Aproveito para agradecer a companhia do meu filho Mauro, que também é atleta”, destaca Seu Salles, que em setembro completa 68 anos de casado com D. Neyde.

Seu Salles detêm três recordes na CBTE na Carabina Deitado:
. 588 pontos na categoria Master – 04/09/1997, em Curitiba (PR)
. 585 pontos na categoria Veterano – 17/03/2012, em Belo Horizonte (MG)
. 585 pontos na categoria Veterano (igualou seu recorde) – 31/03/2012, no Rio de Janeiro (RJ)

PARABÉNS, Seu Salles!

Fotos: Álbum de Família e Carol Bittencourt

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.