layout layout
PRINCIPAL ADMINISTRATIVO TÉCNICO INTERAÇÃO INFORME DIVERSOS CONTATO
 NOTÍCIAS
14/08/2016
Tiro esportivo se despede dos Jogos Olímpicos
Competição ficou marcada pela prata de Felipe Wu
A participação do tiro esportivo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, terminou neste domingo (14/08). Durante nove dias de competição, 390 atletas participaram de 15 provas e buscaram conquistar uma das 45 medalhas colocadas em disputa, no Centro Olímpico de Tiro, em Deodoro. Na última competição do dia, carabina 3 posições, 50m, Cassio Rippel representou o Brasil e terminou na 44ª colocação. A prova foi vencida pelo italiano Niccolo Campriani, que já havia conquistado outro ouro na prova carabina deitado. Sergey Kamenskiy, da Russia, ficou com a prata e o bronze foi para o francês Raynaud Alexis.

No primeiro dia de provas em Deodoro (06/08) o Brasil brilhou. Com uma grande atuação, o atleta Felipe Wu, na prova pistola de ar, 10m, conquistou a medalha de prata, e acabou com o longo jejum do tiro esportivo brasileiro, que há 96 anos não ganhava uma medalha olímpica. Vale lembrar que as três primeiras conquistas olímpicas do Brasil, vieram todas do tiro esportivo, nos Jogos da Antuérpia em 1920. Foram a prata de Afrânio Costa, o bronze por equipes e o ouro de Guilherme Paraense. Perguntado pelos jornalistas como se sentia ao ganhar uma medalha olímpica após quase um século, Felipe reconheceu a importância histórica dos primeiros medalhistas brasileiros e afirmou que a partir de agora, o dia 6 de agosto de 2016, também ficará na memória dos brasileiros.

Quatro brasileiros ficaram entre os 20 primeiros e perto das finais
A participação brasileira na Rio 2016, que ficou marcada pela conquista de Felipe Wu, poderia ter sido ainda mais expressiva. Ao terminar em 13º lugar na prova pistola de ar, 10m, Julio Almeida, por apenas três pontos deixou de disputar uma vaga entre os finalistas. Emerson Duarte, que competiu na prova pistola tiro rápido, também ficou na 13ª posição. Cinco pontos foi a diferença que separou Emerson da final. O tiro ao prato também esteve perto de brigar por uma medalha. Faltaram três pratos para Roberto Schmits participar da final, na prova fossa olímpica.

Cinco outros atletas participaram dos Jogos Olímpicos e tiveram as seguintes colocações: Daniela Carraro, do skeet feminino, ficou em 21º, com 58 pratos quebrados. Janice Teixeira, da fossa olímpica, acertou 60 e, também, foi 21ª. Rosane Budag competiu em duas provas. Na carabina de ar ficou em 50º, com 369.9 pontos e na carabina 3 posições finalizou em 37º, com 550 pontos. Cassio Rippel também competiu em outra prova, carabina deitado, onde com 621.3 pontos, foi o 26º. Fechando a participação brasileira Renato Portella competiu na prova skeet. Com 116 pratos acertados, finalizou em 22º lugar.

O ano ainda não acabou para Felipe
Dois meses após a realização dos Jogos Olímpicos, entre os dias 4 a 10 outubro, Felipe Wu participará da final copa do mundo de tiro esportivo. Esta competição reunirá os medalhistas olímpicos e os vencedores das quatro etapas da copa do mundo, realizadas no primeiro semestre deste ano. Será mais uma oportunidade para vermos em ação, além de Felipe, o vietnamita Xuan Vinh Hoang, que foi o medalhista de ouro na prova do brasileiro, além de Jin Jongoh, considerado o melhor atleta do tiro esportivo na atualidade. O coreano, que no Rio venceu a prova pistola 50m, é dono de seis medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro.
por: CBTE
ADMINISTRATIVO
Ações Administrativas
CNTE
Comunicados
Contabilidade
Comunicados
DIRETORIA
Estatuto
Federações
Licitações
Presidentes
Quem Somos
Regimento Geral
STJD - CBTE
TÉCNICO
Atletas CBTE
Campeonato Brasileiro
Calendário
Emissão de Certificado
Programas
Projeto CNTE 2016
Provas On-line
Ranking
Recordes
Resultados
Árbitros Internacionais
Árbitros Nacionais
Instrutores
Legislação
Regulamentos e Normas
Seleção Brasileira
INTERAÇÃO
Cadastro On-Line
Carteira de Associado
Classificados
Pagamentos
INFORME
Alvo da Imprensa
Colunistas CBTE
História e Curiosidades
Notas Rápidas
Notícias
Novidades
Perguntas Frequentes
DIVERSOS
Área Médica
Galeria de Fotos
Links
Textos
Vídeos
Confederação
Associada
COB 100 anos
Entidade
Conveniada
Liga Nacional de Tiro ao Prato
Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
Rua Miguel Couto, 105 sala 922 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20070-030
Tel.: 55 21 2223-3313 / Fax: 55 21 2283-0522
APOIO AO NOSSO ESPORTE
International Shooting Sport Federation Ministério do Esporte Comitê Olímpico Brasileiro
Shooting Portal
Certificados de Participação Resultados Anteriores