layout layout
PRINCIPAL ADMINISTRATIVO TÉCNICO INTERAÇÃO INFORME DIVERSOS CONTATO
administrativo
Ações Administrativas
CNTE
Comissão de Atletas
Comunicados
Contabilidade
Convênios
Diretoria
Estatuto
Federações
Licitações
Presidentes
Quem Somos
Regimento Geral
STJD - CBTE
 COMUNICADOS
19/09/2014
CBTE oferece Curso de Árbitros para o Tiro ao Prato
Finalidade é a participação no Pré-Olímpico e nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Com o objetivo de aumentar no país, o número de árbitros do tiro ao prato, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo - CBTE, irá ministrar, de forma on-line, um Curso de Formação para Árbitros do Tiro ao Prato.

Além de aumentar a quantidade de especialistas, o curso, também tem, como finalidade principal, preparar árbitros brasileiros para atuar nos dois maiores eventos do tiro esportivo, em 2016: o Pré-Olímpico e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para fazerem jus aos benefícios desses dois eventos, os interessados, além de fazerem suas inscrições pelo e-mail informado abaixo, deverão, também, inscreverem-se no Programa de Voluntários dos Jogos Olímpicos Rio 2016, essa inscrição deverá ser feita diretamente no site do voluntariado, no entanto os interessados deverão adquirir um código especial para identificá-lo como sendo do Tiro Esportivo. O código poderá ser obtido enviando e-mail para ericson.andreatta@rio2016.com.

Com direção do atleta e árbitro da Federação Internacional de Tiro Esportivo - ISSF, Eduardo Guilherme Alves de Oliveira, a previsão é de que o curso tenha início no próximo dia 29 de setembro, com duração de 2 meses.

Metodologia
O curso será on-line e para iniciá-lo o interessado deverá, inicialmente, fazer o download do Regulamento Técnico para todas as Disciplinas do Tiro Esportivo. Lembramos que este regulamento, apesar de ser do ano de 2009, é atual, pois em comparação com o de 2014, temos mudanças que não atingem nem 5% do total. Para facilitar para a todos, por já estar traduzido, iremos nos orientar por este regulamento. Quando for necessário mencionaremos as mudanças, para que todos possam buscar informações no regulamento em inglês, disponível no site da ISSF. Adiantamos que as poucas mudanças referem-se às finais das cinco modalidades, e à quantidade de pratos lançados na fossa double, que passaram de 3 séries de 50, para 5 séries de 30 pratos, bem como a altura dos pratos nas planilhas.

Após o regulamento ter sido lido e bem estudado, serão enviadas aos inscritos, semanalmente, perguntas objetivas, as respostas a essas perguntas serão enviadas até a quinta-feira de cada semana, para que, na sexta-feira, elas tenham sido corrigidas e haja troca de informações com os inscritos.

Após a conclusão do curso, será necessário que os aprovados, ao participarem de competições, atuem como Juiz Central, na maior quantidade de vezes possível, pois é exatamente nessas atuações que aparecem os maiores problemas, que deverão ser corrigidos, aplicando-se as normas da ISSF.

É necessário que o interessado em participar do curso, tenha, no mínimo, o inglês médio até a realização do Pré Olímpico, marcado para abril de 2016. Essa exigência poderá ser atenuada com o oferecimento, pelo Comitê Rio 2106, de um curso de inglês aos aprovados no programa de voluntários.

Necessidade de árbitros
Em reunião com o Diretor-Técnico da ISSF, Sr. Medhat M. Wahdan, Eduardo Oliveira comprometeu-se de formar, até o Pré-Olímpico, 11 ábitros, assim distribuidos:

  • 1 Chefe de pedana (Carteira A da ISSF)

  • 1 Chefe de árbitros (Carteira B da ISSF)

  • 9 Árbitros para atuarem no Pré Olímpico e nas Olimpíadas do Rio 2016. (Carteira B da ISSF)

Objetivo do Curso

  • Fazer este curso de árbitros (referes) on-line, de forma a que todos os aprovados, atuem em provas nacionais como árbitros (referes) e aprimorem seus conhecimentos;

  • No final do 1º semestre de 2015, convidar um membro da ISSF para ministrar um curso, presencial, aos aprovados no curso on-line;

  • No final do 2º semestre de 2015, convidar o Sr. Wadan (Diretor Técnico da ISSF) para fazer exames e aprovar os participantes dentro das exigências da ISSF;

  • Uma vez aprovados, solicitar ao Sr. Wadan que sejam providenciadas as carteiras "B" de cada um deles;

  • Estes aprovados atuarão como árbitros (referes) no evento teste abril de 2016;

  • Aqueles que se destacarem serão convidados a participarem como árbitros (referes) nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A todos os interessados, lembramos que:

  • Será um evento único em nosso país e consequentemente será uma honra trabalharmos nos Jogos Olímpicos Rio 2016;

  • O curso on-line não terá custo a nenhum dos participantes.

  • Os cursos teóricos serão no Rio de Janeiro ou em outro lugar, onde os custos sejam menores e estes custos possam ser arcados pelos interessados, pela CBTE ou pelo Comitê Rio 2016, caso haja disponibilidade para isto. Foi solicitado ao Presidente da CBTE, que analise esta possibilidade e que esses custos sejam incluídos no orçamento de 2015.

  • Para atuarem no Pré-Olímpico, que será realizado no Rio de Janeiro de 14 a 24/04/2016, os custos para este árbitros (referes) serão custeados pela CBTE ou pelo Comitê Rio 2016.

  • Para os Jogos Olímpicos Rio 2016, os custos também serão suportados pela CBTE ou pelo Comitê Rio 2016.

  • O curso on-line será realizado durante os meses de setembro e outubro de 2014, e terá uma reciclagem, se necessário, em março e abril de 2015.

Os interessados deverão entrar em contato com Eduardo Oliveira pelo e-mail egao@netsite.com.br.
ADMINISTRATIVO
Ações Administrativas
CNTE
Comunicados
Contabilidade
Comunicados
DIRETORIA
Estatuto
Federações
Licitações
Presidentes
Quem Somos
Regimento Geral
STJD - CBTE
TÉCNICO
Atletas CBTE
Campeonato Brasileiro
Calendário
Emissão de Certificado
Programas
Projeto CNTE 2016
Provas On-line
Ranking
Recordes
Resultados
Árbitros Internacionais
Árbitros Nacionais
Instrutores
Legislação
Regulamentos e Normas
Seleção Brasileira
INTERAÇÃO
Cadastro On-Line
Carteira de Associado
Classificados
Pagamentos
INFORME
Alvo da Imprensa
Colunistas CBTE
História e Curiosidades
Notas Rápidas
Notícias
Novidades
Perguntas Frequentes
DIVERSOS
Área Médica
Galeria de Fotos
Links
Textos
Vídeos
Confederação
Associada
COB 100 anos
Entidade
Conveniada
Liga Nacional de Tiro ao Prato
Confederação Brasileira de Tiro Esportivo
Rua Miguel Couto, 105 sala 922 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20070-030
Tel.: 55 21 2223-3313 / Fax: 55 21 2283-0522
APOIO AO NOSSO ESPORTE
International Shooting Sport Federation Ministério do Esporte Comitê Olímpico Brasileiro
Shooting Portal
Certificados de Participação Resultados Anteriores